Transcendência e relacionamentos

Todos desejamos construir amizades duradouras, casamentos felizes e relações nutritivas, vínculos profundos. Mas como concretizar estes desejos? Somos o que somos, imutáveis em nossas características ou podemos fazer aflorar o melhor de nós e nos tornarmos o melhor amigo e parceiro que já existiu?

A base dos relacionamentos significativos

A chave que alcançar relacionamentos realmente significativos não está no outro mas em nós mesmos. Cada um de nós pode se tornar um imã atrativo, quando irradiamos alegria e felicidade nossa companhia é apreciada e cobiçada.

O primeiro passo está em perceber que a verdadeira mudança está dentro de nós. Ocasionalmente, temos a tendência de sermos pegos numa perspectiva “se apenas”: “Se meu marido fosse mais carinhoso”, “Se ao menos meus colegas de trabalho não fossem tão obstinados e competitivos”, “Se ao menos nosso filho pudesse mostrar mais maturidade em lidar com situações difíceis, etc. etc. Mas isso não passa de uma grande armadilha.

Quando você espera que os outros mudem para que você alcance os seus desejos – você fica preso a um eterno amanhã, esperando para sempre. Pois é certo que você distancia sua felicidade quando abre mão do controle de seu próprio destino.

A razão para os padrões que vemos surgindo e reemergindo no mundo exterior são, com frequência e de maneira incrível, baseados em nosso mundo interior projetado em nossas próprias atitudes, desejos e desafios. Então, se você nota algum padrão perturbador sendo repetido várias vezes em seus relacionamentos, é hora de mergulhar dentro de si mesmo.

Somos a espécie mais social da face da Terra

Fomos desenhados para empatia, nossos cérebros anseiam pelo bem comum. Queremos fazer a diferença aportando ao mundo nossas características únicas.

Apesar disto ser uma verdade, todos nós já sentimos como a tensão do trabalho pode arruinar nossos relacionamentos em casa (ou o contrário). Isto ocorre porque quando o estresse acumula em algum momento ele deve ser extravasado.  Os cientistas chamam isso de “o derramamento de estresse ”: quando experimentamos estresse crônico, ele foge do controle e desencadeia uma forte reação que toma conta do nosso cérebro. Como resultado, nos encontramos em um modo básico de sobrevivência – luta ou fuga. No modo de sobrevivência, nosso cérebro bloqueia todas as outras funções mais complexas, nosso córtex pré-frontal, o centro gerenciador de nossa tomada de decisões, é inibido.

É claro que esta não é uma má solução quando nossa sobrevivência está em risco, mas certamente é a pior quando nossos relacionamentos estão em jogo, pois arruína nossas habilidades sociais. E esta é exatamente a razão pela qual – quando irritados, ou quando nos sentimos ameaçados – perdemos a paciência com o mundo. Não somos  mais capazes de ouvir outras pessoas e de entender seus sentimentos (empatia), e de repente não damos a mínima para argumentos calmos que levam a melhores arranjos (processamento racional de informações). Somente queremos explodir e liberar a tensão o mais rápido possível.

O problema é óbvio com esta abordagem: as pessoas não estão dispostas a ficar ao redor de um vulcão ativo. Eles tendem a sair e montar seu acampamento em outro lugar.

Então, se você quer construir relacionamentos que realmente duram e tornar todos os envolvidos agradáveis ​​e confortáveis, então você basicamente tem que aprender a relaxar.

Mais fácil falar do que fazer? Bem, vamos analisar isso por um momento.

Transcender: seu caminho para relacionamentos felizes

Isso nos traz de volta à primeira questão colocada no começo: como chegar lá?

Cada pessoa é única e o que funciona para uma pessoa pode não ser eficiente para outra. No entanto, há pelo menos uma receita universal e infalível para melhorar suas relações sociais: verifique se você não está estressado demais!

Um dos métodos mais interessantes e eficazes é… a bem da verdade, fazendo quase nada.

Estudos recentes mostram muito claramente que as pessoas que praticam a Meditação Transcendental não respondem tão fortemente às tensões diárias. É claro que elas ainda ficam presas em engarrafamentos,  tem que ir ao dentista ou enfrentam um chefe zangado, mas com a prática regular da técnica, seus cérebros são levemente reprogramados. Como resultado, elas são mais equilibradas e controladas: o acúmulo de estresse é contido e a recuperação de uma situação tensa acontece muito mais rapidamente.

Como consequência – e lembre-se, este é um resultado cientificamente comprovado, e não algum mito urbano – as pessoas que praticam Meditação Transcendental têm relações significativamente melhores tanto em casa como no trabalho.

Elas são capazes de amar mais e são mais amadas e respeitadas pelos outros. E, como os pesquisadores estão descobrindo, isso, por sua vez, leva a um aumento geral no sucesso e na felicidade delas.

Portanto, não se engane: construir relacionamentos melhores e mais gratificantes não é um bem supérfluo. Pelo contrário. É a moeda forte da sua vida – e o melhor investimento possível para assumir o controle total sobre ela. Quer saber mais? Venha assistir uma palestra teórica gratuita.

Palestra Introdutória

Inscreva-se gratuitamente.

FALE CONOSCO

(31) 9659.3252
contato@silencioprofundo.com.br

ONDE ESTAMOS

Em Belo Horizonte: R. Teixeira de Freitas, 478 - Sala 1.412 - Santo Antônio, BH - MG

Em São Paulo: R. Francisco Dias, 215 - Bosque da Saúde, SP - Capital

Todo o conteúdo copyright © 2008 Silencio Profundo, ligado a organização educacional sem fins lucrativos da Meditação Transcendental . Todos os direitos são reservados. Por favor, consulte os detalhes legais relativos à proteção de direitos autorais e marcas registradas.

A técnica da Meditação Transcendental não pretende ser um substituto para o diagnóstico ou tratamento médico profissional. Sempre procure o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde qualificado em relação a qualquer condição médica. Além disso, nenhum resultado pode ser garantido, pois os resultados individuais podem variar. Por exemplo, a regularidade de praticar a MT depois de fazer o curso para aprendê-la influencia os efeitos.