Reduz naturalmente a ansiedade e a depressão

Com a Meditação Transcendental, muitos dos sintomas de ansiedade – preocupação, ataques de pânico, oscilações bipolares, ansiedade social e fobia – diminuem e podem tornar-se uma coisa do passado.

Redução da Ansiedade

Transtornos de ansiedade são um problema de saúde mental muito comum atualmente.  Em 2017, a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou um documento com estatísticas dos distúrbios psiquiátricos ao redor do globo. Os transtornos de ansiedade atingem um total de 264 milhões de indivíduos – desses, 18 milhões são brasileiros, o que faz com que o Brasil seja o campeão mundial no índice de ansiedade, por aqui, 9,3% da população manifesta sintomas desta patologia.

Este estado constante de ansiedade que muitas pessoas sentem está relacionado a somatória dos estresses aos quais estamos rotineiramente sujeitos. A técnica da Meditação Transcendental, MT®, devido à sua poderosa capacidade de reduzir o estresse, tem um impacto rápido e grande na redução da ansiedade.

Vemos que está redução é significativamente maior do que a propiciada por qualquer outra forma de meditação ou programa de relaxamento.  

Como demonstrou a maior meta análise comparativa já realizada sobre a diminuição da ansiedade, nela os Cientistas da Stanford University compararam os efeitos de diferentes técnicas de meditação e relaxamento. Foram incluídos nesse trabalho 146 diferentes estudos científicos, 35 deles sobre a Meditação Transcendental.

Stanford descobriu que a MT® apresenta mais efeitos na redução da ansiedade do que qualquer técnica estudada. Ref.>146 estudos independentes mostram que a Meditação Transcendental é significativamente mais eficaz na redução da ansiedade.

Meta-análise

Transcendência e Depressão

Os antidepressivos manipulam artificialmente a serotonina enquanto que a experiencia da Transcendência a aumenta de forma natural

A depressão afeta a vida de milhões de pessoas em todo o mundo. No entanto, a ciência moderna ainda não compreende completamente as causas da depressão nem como ela pode ser efetivamente aliviada.

De acordo com a Mayo Clinic ( http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/depression/basics/causes/con-20032977 ), “como com muitos transtornos mentais, uma variedade de fatores pode estar envolvida, como:

– Diferenças biológicas. Pessoas com depressão parecem ter mudanças físicas em seus cérebros. O significado dessas mudanças ainda é incerto, mas pode eventualmente ajudar a identificar as causas.

– A química do cérebro.  Os neurotransmissores são substâncias químicas cerebrais naturais que provavelmente desempenham um papel na depressão. Quando esses produtos químicos estão fora de equilíbrio, podem estar associados a sintomas depressivos.

– Hormônios.  Alterações no equilíbrio do corpo de hormônios podem estar envolvidas em causar ou desencadear a depressão. Alterações hormonais podem resultar de problemas de tireoide, menopausa ou uma série de outras condições.

– Traços herdados.  A depressão é mais comum em pessoas cujos parentes biológicos (sangue) também têm essa condição. Pesquisadores estão tentando encontrar genes que possam estar envolvidos em causar depressão.
– Eventos de vida.  Eventos traumáticos, como a morte ou a perda de um ente querido, problemas financeiros, alto estresse ou trauma na infância, podem desencadear a depressão em algumas pessoas.”

Embora existam diferentes visões quanto às causas e mecanismos que controlam a Depressão, muitos pesquisadores acreditam que um desequilíbrio nos níveis do neurotransmissor serotonina pode afetar o humor de uma pessoa e levar à depressão – a serotonina é frequentemente chamada de “o hormônio da felicidade”.

Os níveis de serotonina podem estar implicados de várias maneiras –

– Baixa produção de serotonina
– há uma falta receptores cerebrais capazes de receber serotonina,
– a serotonina não pode atingir os locais dos receptores, ou
– o triptofano, a matéria-prima da qual a serotonina é produzida, é escasso.

Se algum desses fatores bioquímicos estiver em jogo, os pesquisadores acreditam que isto pode levar a depressão ou ainda, a outras questões mentais ou emocionais, como ansiedade, pânico, raiva excessiva, etc. Quando a depressão domina, o cérebro não mais funciona normalmente.

Alguns medicamentos antidepressivos buscam aliviar os sintomas da depressão regulando artificialmente os níveis de serotonina. Enquanto que eles podem minimizar os sintomas, podem também causar efeitos colaterais.

Pesquisas mostraram agora que a experiência de transcender é poderosa o suficiente para afetar até condições genéticas de depressão clínica.

Os antidepressivos têm efeitos colaterais. A transcendência tem benefícios colaterais.

Os benefícios colaterais

Quando ligamos a luz, a escuridão desaparece. Todos nós possuímos uma fonte eterna de felicidade interior.

A experiência de transcender, no entanto, ativa o poder de cura do próprio corpo, e o funcionamento normal do cérebro é novamente gradualmente restaurado. Um resultado indicado pela pesquisa é um aumento na produção de serotonina, inicialmente durante a prática da MT® e, eventualmente, ao longo do dia. Com a prática continuada da Meditação Transcendental, muitos relatam uma melhora notável nos sintomas depressivos.

O aumento da serotonina é apenas mais um indicador objetivo de como estamos contatando essa fonte interna de felicidade. No entanto, como este site indica, um número considerável de outras áreas pode experimentar melhorias – Saúde, Desenvolvimento Cerebral, Autoconfiança, Relacionamentos, benefícios, etc. Nós nos sentimos melhor sobre nós mesmos. Sentir-se melhor em relação a nós mesmos estabelece as bases para uma melhoria na vida em geral.

À medida que a relação entre a depressão e os níveis de comunicação e coerência dentro do cérebro passa a ser mais claramente entendida, os níveis únicos de coerência das ondas cerebrais registrados durante a prática da MT podem ter implicações profundas no tratamento da depressão. Esta é certamente uma área digna de mais investigação.

Palestra Introdutória

Inscreva-se gratuitamente.

FALE CONOSCO

(31) 9659.3252
contato@silencioprofundo.com.br

ONDE ESTAMOS

Em Belo Horizonte: R. Teixeira de Freitas, 478 - Sala 1.412 - Santo Antônio, BH - MG

Em São Paulo: R. Francisco Dias, 215 - Bosque da Saúde, SP - Capital

Todo o conteúdo copyright © 2008 Silencio Profundo, ligado a organização educacional sem fins lucrativos da Meditação Transcendental . Todos os direitos são reservados. Por favor, consulte os detalhes legais relativos à proteção de direitos autorais e marcas registradas.

A técnica da Meditação Transcendental não pretende ser um substituto para o diagnóstico ou tratamento médico profissional. Sempre procure o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde qualificado em relação a qualquer condição médica. Além disso, nenhum resultado pode ser garantido, pois os resultados individuais podem variar. Por exemplo, a regularidade de praticar a MT depois de fazer o curso para aprendê-la influencia os efeitos.