POTENCIAL MENTAL

Sob o estresse o córtex pré-frontal do cérebro se “desativa”. A transcendência o reativa

A experiência da Transcendência é de aumentar a paz interior e a calma emocional. Quanto mais vivenciamos esse estado, mais o cérebro se habituará a essa experiência, com consequentes melhorias na estabilidade emocional.

O córtex pré-frontal, a parte do cérebro logo acima dos nossos olhos, é responsável pelo nosso “pensamento superior” – planejamento a longo prazo, controle de impulsos, decidindo se algo está certo ou errado. Esta parte é por vezes referida como o ” CEO do cérebro” . O córtex pré-frontal é um dos aspectos do cérebro humano que distingue o homem do animal.

Funcionamento normal do cérebro

Quando o cérebro funciona normalmente, a informação chega através dos sentidos e é então enviada para o córtex pré-frontal para processamento e todas as decisões que são tomadas são enviadas para o sistema motor, levando os músculos relevantes a responder.

Funcionamento do cérebro sob estresse

No caso do estresse, esse fluxo de informações muda. A informação não flui mais através do córtex pré-frontal, mas flui diretamente dos sentidos para a parte motora relevante O cérebro é projetado assim por uma boa razão, para nossa sobrevivência. Quando atravessamos uma rua e um carro está se aproximando rapidamente, por exemplo, não queremos criar uma situação em que levamos nosso tempo para pensar em como devemos reagir. Devemos imediatamente, impulsivamente, pular fora do caminho. Não há tempo para pensar. O mecanismo que desativa o córtex pré-frontal quando estamos sob estresse existe para nos proteger.

No entanto, esse mecanismo não foi projetado para situações de estresse crônico. Se as pessoas são continuamente submetidas ao estresse, então o córtex pré-frontal se torna cada vez mais incapacitado.

Sabe-se há muito tempo que a instabilidade emocional está ligada ao estresse, mas os pesquisadores agora são capazes de fornecer uma explicação científica clara para isso. O estresse faz com que a parte frontal do nosso cérebro, a parte do nosso cérebro responsável pela nossa estabilidade emocional, se desabilite. O estresse crônico pode fazer com que a amígdala, aquela parte do cérebro que governa o medo, a raiva, etc., fique trancada na posição “ligada”. Assim, nosso sistema límbico, o cérebro primitivo, começa controlar nossas vidas.

A transcendência ativa o córtex pré-frontal

A transcendência tem o efeito oposto do estresse. Na verdade, aumenta a atividade no córtex pré-frontal

A transcendência é uma situação em que o corpo entra em um profundo estado de repouso, permitindo que o corpo remova até mesmo nossas tensões mais profundas e fazendo com que o cérebro frontal se torne mais ativo. Isto pode ser medido, por exemplo, através de exames de imagiologia neural que medem o fluxo sanguíneo para o cérebro. A atividade no tálamo, que se relaciona com as funções corporais, reduz, indicando um estado de relaxamento, enquanto a atividade no córtex frontal aumenta.

Essas mudanças no cérebro revelam-se exclusivas da experiência de transcender durante a Meditação Transcendental. O relaxamento comum, experimentado com a maioria das outras técnicas de meditação ou relaxamento, não mostra essas mudanças na mesma medida.

Durante a transcendência, o cérebro frontal não só se torna ativado, mas também a coordenação com outras partes do cérebro, interrompida durante o estresse, é restaurada. Isso pode ser medido através de medições de coerência do EEG – para mais informações, consulte coerência cerebral . Pesquisas recentes mostraram que a estabilidade emocional também está diretamente ligada à coerência do EEG, na qual a transcendência também tem um forte efeito.

A experiência da Transcendência é de aumentar a paz interior e a calma emocional.

O efeito da transcendência no cérebro é o oposto do efeito do estresse. A transcendência pode aumentar a atividade na parte frontal do cérebro e liberar a amígdala de sua posição permanentemente “ligada”. Quanto mais vivenciamos esse estado, mais o cérebro se habituará a essa experiência, com consequentes melhorias na estabilidade emocional.

Para mais informações venha assistir uma palestra introdutória teórica e gratuita.

Palestra Introdutória

Inscreva-se gratuitamente.

FALE CONOSCO

(31) 9659.3252
contato@silencioprofundo.com.br

ONDE ESTAMOS

Em Belo Horizonte: R. Teixeira de Freitas, 478 - Sala 1.412 - Santo Antônio, BH - MG

Em São Paulo: R. Francisco Dias, 215 - Bosque da Saúde, SP - Capital

Todo o conteúdo copyright © 2008 Silencio Profundo, ligado a organização educacional sem fins lucrativos da Meditação Transcendental . Todos os direitos são reservados. Por favor, consulte os detalhes legais relativos à proteção de direitos autorais e marcas registradas.

A técnica da Meditação Transcendental não pretende ser um substituto para o diagnóstico ou tratamento médico profissional. Sempre procure o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde qualificado em relação a qualquer condição médica. Além disso, nenhum resultado pode ser garantido, pois os resultados individuais podem variar. Por exemplo, a regularidade de praticar a MT depois de fazer o curso para aprendê-la influencia os efeitos.