Toda vez que uma parte do cérebro está ativa, há uma atividade elétrica que pode ser medida com um eletroencefalograma (EEG), um instrumento que visualiza informações como ondas.

As ondas do EEG de diferentes partes do cérebro são então enviadas para um computador que (em tempo real) calcula a extensão em que diferentes ondas se sobrepõem (= coerência de exibição). Se as ondas cerebrais são totalmente coerentes, isso implica que as diferentes partes do cérebro estão conectadas umas às outras. Elas funcionam como um todo.

Durante as atividades normais, essa coerência é bastante baixa, algo entre 30 e 40%. Durante a transcendência, no entanto, a mente experimenta um estado de unidade, e isso tem um impacto imediato e mensurável no cérebro, que começa a funcionar como um todo mais unificado.

Quanto mais alguém experimenta alta coerência no EEG, mais o cérebro se acostuma a esse estado, como resultado de que a coerência do EEG também aumenta fora dos exercícios da MT, como mostrado também pela pesquisa abaixo. Ref. Travis, F. and Arenander, A. International Journal of Neuroscience, 2006

Este gráfico mostra a evolução dos valores médios de EEG de 50 alunos ao longo de 12 meses. Isso mostra que não há diferença entre a coerência do EEG durante os exercícios de MT para alguém que pratica por 2 meses, em comparação com alguém que o pratica por 12 meses. Transcender não é algo que você melhora com a prática. Como é um processo totalmente natural, já se transcende desde a primeira vez. No entanto, vemos uma diferença durante a atividade fora dos exercícios da MT: a maior coerência do EEG torna-se mais estabilizada.

Mais de 30 anos de pesquisa sobre a coerência do EEG mostraram que tudo o que é bom em nosso cérebro humano melhora se o cérebro é capaz de funcionar de uma maneira mais eficiente, como um todo. O QI e a criatividade aumentam, a capacidade de aprender aumenta, a concentração melhora, a estabilidade emocional aumenta, a impulsividade diminui e as pessoas têm um comportamento ético melhor em relação aos outros, e até os sintomas de TDAH, que têm sido associados à coerência excepcionalmente baixa do EEG, desaparecem espontaneamente. Essencialmente, a coerência do EEG é uma forma de medir objetivamente como as qualidades da unidade podem ser aumentadas em nossa consciência. (as qualidades descritas em contato com nosso eu superior : criatividade, inteligência, amor, mais paz, etc.).

Essa maior coerência do EEG só pode ser obtida quando alguém realmente experiencia a transcendência, a experiência real da unidade que influencia o cérebro. Relaxamento normal não fará muito para aumentar a coerência do EEG. É por isso que a técnica da MT tem um efeito muito forte na melhoria da inteligência, criatividade e desempenho escolar.

Palestra Introdutória

Inscreva-se gratuitamente.

FALE CONOSCO

(31) 9659.3252
contato@silencioprofundo.com.br

ONDE ESTAMOS

Em Belo Horizonte: R. Teixeira de Freitas, 478 - Sala 1.412 - Santo Antônio, BH - MG

Em São Paulo: R. Francisco Dias, 215 - Bosque da Saúde, SP - Capital

Todo o conteúdo copyright © 2008 Silencio Profundo, ligado a organização educacional sem fins lucrativos da Meditação Transcendental . Todos os direitos são reservados. Por favor, consulte os detalhes legais relativos à proteção de direitos autorais e marcas registradas.

A técnica da Meditação Transcendental não pretende ser um substituto para o diagnóstico ou tratamento médico profissional. Sempre procure o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde qualificado em relação a qualquer condição médica. Além disso, nenhum resultado pode ser garantido, pois os resultados individuais podem variar. Por exemplo, a regularidade de praticar a MT depois de fazer o curso para aprendê-la influencia os efeitos.