Dificuldades para dormir?
Descubra como a Meditação Transcendental pode ajudar na insônia?
O segredo de boa noite de sono
Se você é o tipo de pessoa que tem dificuldade em adormecer à noite, ou recorrentemente acorda às 3 da madrugada completamente desperto, ou mesmo apenas se sinta muito cansado logo pela manhã, saiba que você não está sozinho. No mundo ocidental cerca de 25% dos adultos relatam ocorrências regulares de privação de sono. Segundo levantamento realizado pelo instituto do Sono, 45% da população paulistana apresenta alguma dificuldade para dormir; destes, 15% sofrem de insônia crônica.
Mas estes são só sintomas, no nível mais profundo, o estresse pode ser o culpado, e em sendo assim, um remédio está disponível.
Quer saber mais?
Há muitas razões para insônia e dificuldades para dormir, mas a causa mais frequente é a ansiedade e o estresse. O sono deveria trazer descanso e rejuvenescimento, mas se a mente e o corpo tiverem um acúmulo de estresse e tensão, isto não irá acontecer, pois o estresse acumulado interfere no funcionamento natural do sistema nervoso.
Todos sabemos que quando estamos cansados, não pensamos com clareza, estamos mais distraídos e demoramos mais para concluir nossas tarefas. Nós também podemos ficar acordados até tarde tentando acabar com o que não foi feito devido à ineficiência durante o dia, ou mesmo tentando solucionar os problemas diários enquanto deveríamos estar dormindo. Tudo isso acaba criando um ciclo vicioso de fadiga, falta de descanso, muita atividade e mais fadiga.
De acordo com José Mól, psiquiatra da Clínica de Psiquiatria e Medicina do Sono, o sono restaurador tem duas características claras: quantidade certa e boa qualidade. O padrão, segundo o especialista, é que recém-nascidos durmam entre 14 e 18 horas, crianças entre 12 e 14 horas, adolescentes entre nove e 11 horas, adultos de sete a nove horas, e idosos entre seis e sete. “Dormir menos que seis horas por noite pode levar a pessoa a desenvolver doenças graves, como diabetes, hipertensão e outras enfermidades físicas”, alerta o especialista. Algumas substâncias hormonais somente são produzidas pelo organismo durante o período do sono, e a má produção deles pode influenciar negativamente todo o metabolismo durante o dia.
De acordo com Neil B. Kavey, da Fundação Americana Nacional do Sono, o estresse provoca insônia, pois dificulta o ato de adormecer e de permanecer dormindo comprometendo a qualidade do seu sono. O estresse causa hiperestimulação, o que pode perturbar o equilíbrio entre o sono e a vigília.
Estudos adicionais de pesquisa sobre insônia:
Muitos estudos descobriram que a técnica da MT é altamente eficaz em produzir um estado de profunda calma interior.
Muitas pessoas relatam uma melhora imediata na qualidade do sono após o aprendizado da técnica da MT.
Orme-Johnson DW e Dillbeck MC. Preocupações metodológicas para as meta-análises de meditação: Comentar sobre Sedlmeier et al. Boletim Psicológico 2014; 140 (2): 610-16.
Elder C, Nidich S, et al, Efeito da Meditação Transcendental no Esgotamento do Empregado: Um estudo controlado randomizado. O Jornal Permanente , 2014 Winter; 18 (1): 19-23.
Haratani T. et ai. Efeitos da Meditação Transcendental (TM) sobre o comportamento de saúde dos trabalhadores da indústria. Revista Japonesa de Saúde Pública 37 (10 Suppl.): 729, 1990.
Meditação Transcendental de Lovell-Smith HD – tratar o paciente assim como a doença. O Médico da Família da Nova Zelândia 9: 62–65, abril de 1982.
Orme-Johnson DW, et al. Meditação no tratamento da dor crônica e insônia. Em Institutos Nacionais de Conferência de Avaliação de Tecnologia de Saúde em Integração de Abordagens Comportamentais e de Relaxamento no Tratamento de Dor Crônica e Insônia , Bethesda Maryland: Institutos Nacionais de Saúde, 1995.
Como quebrar o ciclo vicioso entre fadiga, falta de descanso, mais fadiga ainda?
A maneira de quebrar o ciclo é dar a fisiologia uma boa dose de profundo descanso.
Apenas um curto intervalo de quietude interna de 20 minutos pode nos tirar dessa rotina e ativar o poder de cura do próprio corpo. Fazer isso algumas vezes todos os dias pode remover gradualmente todo o estresse, tensão e fadiga de nossa fisiologia.
De fato, pesquisas científicas mostram que a meditação, especificamente a Meditação Transcendental (MT), provou ser eficaz no tratamento da insônia.
Revista Japonesa de Saúde Pública 37 (10 Suppl.): 729
Um estudo realizado pelo Instituto Nacional japonês de Saúde Industrial, estabeleceu que 427 funcionários de uma grande empresa industrial (Sumitomo Heavy Industries) que aprenderam MT foram capazes de adormecer mais facilmente após 3 meses em comparação com o grupo controle de 308 funcionários do mesmo local de trabalho.
A Meditação Transcendental é uma técnica simples e fácil que você prática sentado em uma cadeira com os olhos fechados. Do lado de fora, parece que você está tirando uma soneca!
Mais de 7 milhões de pessoas aprenderam nos últimos 50 anos e há uma tonelada de pesquisas sobre isso.
Menos estresse = melhor sono
A primeira pesquisa de MT sobre insônia foi um pequeno estudo piloto na Universidade de Alberta, no Canadá. Para um grupo de pacientes com insônia foi solicitado registrar a quantidade média de tempo que levavam para adormecer, por 30 dias antes do aprendizado, e por 30, 60 e 90 dias depois. O tempo médio caiu de 75,6 minutos para 15 minutos e permaneceu estável naquele momento.
Um estudo subsequente mostrou que o efeito perdurava a longo prazo, após 1 ano, o tempo necessário para adormecer permaneceu estável por volta dos 15 minutos.
Uau, passar para de mais de uma hora a 15 minutos para adormecer!
DE Miskiman, O Tratamento da Insônia pelo Programa de Meditação Transcendental, Pesquisa Científica sobre o Programa de Meditação Transcendental, Departamento de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade de Alberta, Edmonton, Canadá, publicado em Collected Papers, vol. 1, ISBN 90 71750 04 3 eds. DW Orme-Johnson e JT Farrow. Nova Iorque: MERU Press, 1977d
Uma das causas mais comuns de problemas de sono é um nível anormalmente baixo de serotonina, às vezes chamado de “hormônio da felicidade”. O estresse tem uma grande influência na produção de serotonina no organismo.
A prática da Meditação Transcendental aumenta espontaneamente o nível de serotonina e reduz o nível de hormônios relacionados ao estresse, o que afeta um grande número de áreas da vida, particularmente a qualidade do sono.
Interessado em saber mais? Venha a uma palestra/aula teórica gratuita de cerca de uma hora e meia com um professor certificado de MT.