O efeito a longo prazo da MT na hipertensão: pesquisa científica
A pesquisa em torno do efeito da Meditação Transcendental, MT® na hipertensão arterial é excepcional por duas razões:
1. Demonstra um efeito excepcional, pois a hipertensão é difícil de curar.
2. Este efeito é confirmado através de vários estudos de excepcional qualidade.
O National Institutes of Health (NIH) é um instituto de pesquisa do governo americano conhecido por seus altos padrões de pesquisa. Apesar de serem seletivos em relação aos projetos de pesquisa que apoiaram, eles gastaram mais de 24 milhões de dólares em pesquisas sobre o efeito da Meditação Transcendental nos maiores fatores de risco para doenças cardiovasculares: hipertensão arterial, resistência à insulina e aterosclerose. A razão: a Meditação Transcendental funciona, e é a única coisa que realmente funciona.
Este estudo, por exemplo, acompanhou 127 participantes de testes afro-americanos com uma pressão arterial média de 179/104 mm Hg no início do estudo. Eles foram divididos aleatoriamente em 3 grupos, um grupo de MT, um grupo que praticava uma técnica de relaxamento (relaxamento muscular progressivo) e um grupo de controle que recebia educação em saúde sobre a importância de mudar seu estilo de vida. Os pesquisadores não sabiam quem pertencia a qual grupo.
Dentro de três meses, a pressão arterial no grupo da MT diminuiu em 10,7 / 6,4 mm Hg, em comparação com o grupo controle, que não apresentou alteração significativa. (p <0,0003 / p <0,00005) O grupo de relaxamento mostrou uma ligeira diminuição, mas 3 vezes menor do que o grupo de MT.
A técnica da Meditação Transcendental acaba sendo o único tratamento alternativo que funciona.
O estudo a seguir é uma meta-análise patrocinada pelo NIH, um cálculo do efeito médio de todos os estudos já publicados, tanto na técnica da Meditação Transcendental quanto em outros métodos alternativos de redução do estresse já pesquisados. Demonstrou que apenas a MT teve um efeito estatisticamente significativo na redução da pressão arterial (média -5 mmHg p <0,0002). Esta pesquisa foi publicada em Current Hypertension Reports 9: 520-528, 2007. Leia a publicação completa aqui.
Este efeito não é tão grande como o estudo anterior, porque a maioria dos estudos de MT são realizados com indivíduos com hipertensão leve, enquanto no estudo anterior a pressão arterial era muito alta no início do estudo. A linha vermelha na maioria dos estudos de MT é que quanto mais o paciente requer, maior o efeito. A Meditação Transcendental tem um efeito de equilíbrio sobre todo o sistema nervoso, e quanto mais o sistema está desequilibrado, maior o efeito normalizador.
Outros estudos do NIH descobriram que:
– Muitos praticantes de Meditação Transcendental são capazes de reduzir ou mesmo interromper o uso de medicação para baixar a pressão arterial, sem que a pressão sanguínea aumente posteriormente.
– MT também trabalha para reverter a hipertensão na juventude.
– Resistência à insulina MT reduz, veja diabetes
– Entre os pacientes cardíacos que foram acompanhados por 9 anos, o grupo da MT teve 43% menos episódios de ataque cardíaco, derrame ou morte. Se apenas aqueles que foram observados praticaram a MT regularmente, a diferença foi de 61%: ver problemas cardíacos
– Arteriosclerose reduz em praticantes de MT, ver aterosclerose
No total, mais de 30 estudos foram realizados em torno do efeito da Meditação Transcendental na hipertensão arterial. Estes confirmam o efeito para vários grupos etários em diferentes partes do mundo.