Meditação Transcendental: A Solução para o Estresse no Local de Trabalho.

Atualmente o trabalho está gerando muito estresse, o ritmo acelerado da tecnologia, a novas formas de hierarquia, flexibilidade nos horários, diferentes ambientes de trabalho, sem falar nas crescentes expectativas de criatividade/produtividade que cobram seu preço. Como efeito colateral extra, essas mudanças rápidas podem causar medo, ansiedade e depressão.

É aqui que a técnica da Meditação Transcendental (MT) pode fazer toda a diferença. Ela é uma maneira muito simples de fornecer benefícios substanciais de saúde mental e física para você e seus funcionários. A prática regular da MT possibilita manter a mente clara, ajuda na imunidade física, aumenta a criatividade/produtividade e encoraja uma perspectiva positiva.

Os efeitos negativos do estresse

Ao contrário do mal-entendido popular, não são os eventos em si, mas nossa interpretação de eventos desafiadores (por exemplo, pressão de trabalho, divórcio, exames, luto, mudança de casa) e o efeito que isso tem em nossos corpos – conhecido como resposta de luta ou fuga – que cria estresse.

.

A resposta ao estresse está relacionada ao nosso mecanismo evolutivo de sobrevivência, uma reação fisiológica que ocorre em resposta a uma ameaça percebida, preparando nosso corpo para reagir rapidamente. Como resultado, os hormônios do estresse, incluindo cortisol e adrenalina, são secretados, alterando temporariamente o funcionamento de todo o corpo.

Por exemplo, a glicose e as gorduras armazenadas são liberadas para gerar energia, a frequência cardíaca aumenta, a pressão sanguínea aumenta, os músculos ficam tensos e o consumo de oxigênio aumenta. Além disso, outros processos não necessários naquele momento são suprimidos, como a digestão e o reparo celular.

Os efeitos no cérebro causam respostas emocionais exageradas e processos de tomada de decisão reduzidos. Por exemplo, suponha que enfrentamos uma alta demanda ou desafio sem permitir que o corpo descanse e se recupere adequadamente. Nesse caso, esses desequilíbrios temporários podem se prolongar e se manter, afetando nossa saúde, bem-estar e funcionamento.

É um equívoco quando as pessoas afirmam precisar do estresse para se manterem motivadas e cumprirem demandas, metas e prazos. Embora o desafio seja bom, o desequilíbrio residual de nossa resposta ao estresse não é.

Mas afinal, como o estresse nos afeta a longo prazo?

Hoje em dia raramente vivemos situações de risco de vida, contudo, ainda enfrentamos muitos desafios, muitas vezes psicológicos, aos quais o corpo responde, por exemplo, em um engarrafamento, em uma reunião de negócios ou assistindo o noticiário da TV. Todos estes causam um excesso de impressões fisiológicas para as quais não nos permitimos tempo adequado para descansar e nos recuperar, então a fisiologia ficará desequilibrada. Com o tempo, a excitação repetida resultará em um estado de excitação fisiológica e psicológica permanente.

O acúmulo de estresse também atrapalha nosso sono e distorce nossa percepção, tornando-nos mais propensos a responder de forma inadequada a estímulos futuros, o que agravará ainda mais o problema. Este é um ciclo vicioso que muitas vezes não é reconhecido até que nossa saúde mental ou física seja visivelmente afetada.

É amplamente reconhecido que o estresse tem um papel importante em todos os problemas de saúde, afetando os sistemas cardiovascular, gastrointestinal, musculoesquelético, imunológico e nervoso central. A pesquisa sugere, por exemplo, que o estresse prolongado contribui para a hipertensão arterial, promove a formação de depósitos que obstruem as artérias, precipitando insuficiência cardíaca, úlceras pépticas devido ao desequilíbrio de ácidos no estômago e distúrbios da pele, como eczema, devido às secreções químicas anormais no estômago. a pele. Outros órgãos, como pulmões, bexiga e sistema reprodutivo, também são suscetíveis.

Não é apenas a saúde física que é afetada – à medida que o estresse se acumula, aumenta a ‘tagarelice’ da mente, o pensamento se torna menos claro, menos eficiente, menos criativo, e pesquisas indicam alterações cerebrais que podem contribuir para ansiedade, depressão e dependência.

A distorção da percepção resultante do estresse acumulado no corpo também significa que estamos mais propensos a perceber eventos ou desafios de uma forma mais ameaçadora, o que por sua vez aumenta a ativação da fuga ou resposta de fuga e continua o ciclo.

O estresse torna-se um ciclo que se autoperpetua: a tensão acumulada no corpo significa que estamos mais propensos a perceber os eventos subsequentes de maneira ameaçadora. Por sua vez, isso aumenta a ativação da resposta ao estresse. E assim por diante.

Como a meditação ajuda a lidar com o estresse

A MT dá ao corpo um descanso muito profundo, muito mais profundo do que o sono. A meditação foi chamada pelos cientistas de “estado de reestruturação” porque produz reações fisiológicas precisamente opostas às do estado de estresse. Há uma grande quantidade de evidências científicas sobre os benefícios da MT.

Pesquisas sobre MT indicam que a meditação regular no local de trabalho melhora significativamente a satisfação e a produtividade no trabalho. Estas pesquisas sugerem que os proprietários de empresas seriam prudentes em investir em programas de meditação para aumentar o bem-estar e a produção no local de trabalho.

Muitos líderes empresariais de alto perfil praticam MT de forma regular e integrada em suas agendas agitadas para permitir que eles lidem com os níveis extremos de estresse e trabalho duro.

Empresas como Goldman Sachs, Sony, General Motors, IBM e Toyota disponibilizaram a MT para seus funcionários. Líderes de negócios, como Arianna Huffington, Russell Simmons e o CEO da Salesforce, Marc Benioff, defendem a prática e atribuem sua capacidade de lidar com cargas de trabalho e estresse excepcionais à meditação diária.

Todos os benefícios que vemos ocorrendo entre os indivíduos da prática da MT não podem deixar de melhorar o ambiente de trabalho e, consequentemente, a produtividade. Pessoas de todas as profissões redescobrem sua habilidade natural de manter a calma sob pressão, livre de tensão e fadiga, e operar no auge de sua clareza mental e desempenho. 





 Eliana
Prof. Certificada de MT®

Palestra Introdutória

Inscreva-se gratuitamente.

FALE CONOSCO

(31) 9659.3252
contato@silencioprofundo.com.br

ONDE ESTAMOS

Em Belo Horizonte: R. Teixeira de Freitas, 478 - Sala 1.412 - Santo Antônio, BH - MG

Em São Paulo: R. Francisco Dias, 215 - Bosque da Saúde, SP - Capital

Todo o conteúdo copyright © 2008 Silencio Profundo, ligado a organização educacional sem fins lucrativos da Meditação Transcendental . Todos os direitos são reservados. Por favor, consulte os detalhes legais relativos à proteção de direitos autorais e marcas registradas.

A técnica da Meditação Transcendental não pretende ser um substituto para o diagnóstico ou tratamento médico profissional. Sempre procure o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde qualificado em relação a qualquer condição médica. Além disso, nenhum resultado pode ser garantido, pois os resultados individuais podem variar. Por exemplo, a regularidade de praticar a MT depois de fazer o curso para aprendê-la influencia os efeitos.