Desligue-se da tecnologia e faça uma pausa para meditar, os médicos recomendam!

Você sabia que a tecnologia vicia, e pode mudar a essência de quem somos como pessoas?

Como o Dr. Elias Aboujaoude, o diretor de Controle de Impulsos da Clínica de Distúrbios da Universidade de Stanford diz: “Nós estamos pagando um alto preço em termos de nossa vida cognitiva por causa do nosso estilo de vida virtual.”

Existe uma série de novas pesquisas sobre a “neuroplasticidade”, que mostra que a estrutura do nosso cérebro muda ao longo do tempo: Como podemos mudar ou aprofundar o nosso foco em algumas coisas e não outras, determinadas conexões neurais se formam ou são reforçadas, enquanto outras são desconectadas.

Especialistas acreditam que o uso excessivo da internet, telefones celulares e outras tecnologias, podem levar-nos a nos tornar mais impacientes, impulsivos, esquecidos e ainda mais narcisistas.

E isto em nossa população é cada vez mais preocupante.

A média de tempo gasto do brasileiro no celular é de 4 horas e 48 minutos ao dia. É a maior, comparada a outros países. Aliás, a chance de você estar lendo este post no celular é bem grande.

Os dados são de um levantamento da empresa de estatísticas Statista e são referentes ao ano de 2016.

China, Estados Unidos, Itália e Espanha são os demais países que compõem o top 5 de maior tempo de uso do Smartphone ao longo de um dia. Respectivamente, suas médias são de três horas e três minutos; duas horas e 37 minutos; duas horas e 34 minutos; e duas horas e 11 minutos.

Isto nos deixa em um constante estado de estresse

Segundo um estudo da Universidade Estadual da Califórnia, divulgado pelo Business Insider, nosso hábito de não desgrudar do celular checando-o centenas de vezes diariamente nos deixa em um constante estado de estresse. Outro média alarmante, o lapso temporal para a checagem de mensagens é de três minutos.

A solução, então, seria parar de mexer no celular?

Não. Quem tentou isso, no estudo, também percebeu alguns sinais negativos: A taxa de batimentos cardíacos deles aumenta, sentem sua pele formigar. Eles se tornam cada vez mais ansiosos a cada minuto que não olham para a tela, explica Larry Rosen, professor de psicologia da universidade.

Então, como lidar com esse problema?

A ideia é bem simples: a desconexão momentânea com toda esta tecnologia pode nos permitir reconectar com quem nós realmente somos. Assim, podemos descobrir o que é verdadeiramente importante, e o que realmente nos faz feliz.

Uma maneira inteligente de nos desligar dos telefones celulares, computadores, televisão, enfim de toda essa tecnologia eletrônica é fazer como uma parte regular de nossa rotina uma pausa para a meditação. Isso faz, não só que nos desliguemos de toda essa parafernália tecnológica, mas permite que toda a nossa atenção se volte para dentro, longe do mundo exterior das percepções sensoriais.

 

Efeitos do silencio profundo 

A experiência do silêncio profundo do nosso ser é uma ruptura nutritiva que revitaliza e energiza o coração, a mente e o corpo. A neurociência está descobrindo que a Meditação Transcendental, MT pode realmente redefinir o cérebro e produzir ondas alfa 1 síncronas em todo o cérebro, fazendo com que possamos experimentar coerência cerebral. [1] Assim, após a prática da MT, com o cérebro funcionando de forma mais coerente é mais fácil priorizar e criar equilíbrio na vida.

[1] International Journal of Neuroscience (116: 1519–1538, 2006)

E já se desconectou para se reconectar, hoje?

 

 Eliana
Prof. Certificada de MT®

 

Palestra Introdutória

Inscreva-se gratuitamente.

FALE CONOSCO

(31) 9659.3252
contato@silencioprofundo.com.br

ONDE ESTAMOS

Em Belo Horizonte: R. Teixeira de Freitas, 478 - Sala 1.412 - Santo Antônio, BH - MG

Em São Paulo: R. Francisco Dias, 215 - Bosque da Saúde, SP - Capital

Todo o conteúdo copyright © 2008 Silencio Profundo, ligado a organização educacional sem fins lucrativos da Meditação Transcendental . Todos os direitos são reservados. Por favor, consulte os detalhes legais relativos à proteção de direitos autorais e marcas registradas.

A técnica da Meditação Transcendental não pretende ser um substituto para o diagnóstico ou tratamento médico profissional. Sempre procure o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde qualificado em relação a qualquer condição médica. Além disso, nenhum resultado pode ser garantido, pois os resultados individuais podem variar. Por exemplo, a regularidade de praticar a MT depois de fazer o curso para aprendê-la influencia os efeitos.